SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2I Congresso Nacional de Psicologia - Ciência e Profissão: O que tem sido feito na Psicologia EducacionalO que se espera de uma educação criativa no futuro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

SILVA, Graziela Nascimento da  e  CARLOTTO, Mary Sandra. Síndrome de BURNOUT: Um estudo com professores da rede pública. Psicol. esc. educ. [online]. 2003, vol.7, n.2, pp. 145-153. ISSN 1413-8557.

O objetivo deste estudo foi analisar se o gênero estabelece diferenças significativas nos níveis e no processo da Síndrome de Burnout em professores de escolas da rede pública. Também procurou identificar associações das dimensões de burnout com variáveis demográficas, laborais e comportamentais. Foi utilizado como instrumento de pesquisa o MBI- Maslach Burnout Inventory e um questionário elaborado especificamente para este estudo para as demais variáveis. A amostra, do tipo de conveniência, foi composta de 31 homens e 30 mulheres. Os resultados obtidos indicam não existir diferença estatisticamente significativa entre os grupos nas dimensões e níveis de Burnout; no entanto, verifica-se a ocorrência de associação diferenciada nos dois grupos entre as dimensões de Burnout e determinadas variáveis demográficas, profissionais e comportamentais.

Palavras-chave : Professores; Síndrome de Burnout; Gênero.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )