SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2O que se espera de uma educação criativa no futuroFamília, escola e a dificuldade de aprendizagem: systemically intervention índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Escolar e Educacional

versión impresa ISSN 1413-8557

Resumen

Avaliação da validade do questionário de estilo de atribuição para crianças (CASQ). Psicol. esc. educ. [online]. 2003, vol.7, n.2, pp. 161-170. ISSN 1413-8557.

O Questionário de Estilo de Atribuição para Crianças (CASQ) é amplamente usado para medir o otimismo de crianças americanas. Pesquisadores têm mostrado a importância de estudar o otimismo para prevenir doenças mentais e físicas. Este trabalho explorou a validade do CASQ para crianças brasileiras. Após a tradução e adaptações, 410 estudantes (9 a 12 anos) de quatro escolas de Curitiba responderam ao CASQ; 280 delas também completaram duas escalas de responsividade e exigência parental, para a classificação dos estilos parentais - autoritativo, autoritário, indulgente, negligente. As análises revelaram que a versão brasileira apresentou baixa confiabilidade de consistência interna, mas demonstrou validade na comparação com as duas escalas de responsividade e exigência parental, pois pais autoritativos foram associados a maiores escores de otimismo, e pais negligentes o foram com menores escores de otimismo. Mais estudos sobre este questionário são necessários, e ele deve ser usado cautelosamente em outras amostras.

Palabras clave : Estilo explicativo; Questionário de otimismo; Propriedades psicométricas; Validade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )