SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Avaliação da validade do questionário de estilo de atribuição para crianças (CASQ)Adaptação da Pavlovian Temperament Survey para a realidade brasileira-versão 7 a 14 anos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

Família, escola e a dificuldade de aprendizagem: systemically interventionintervindo sistemicamente. Psicol. esc. educ. [online]. 2003, vol.7, n.2, pp. 171-178. ISSN 1413-8557.

Refletindo acerca do papel do psicólogo escolar, este artigo apresenta uma intervenção sistêmica em uma das escolas do município de São José, Santa Catarina. Partindo da teoria sistêmica e da psicologia histórico-cultural, considerou-se a necessidade de ampliar a visão de “indivíduo dotado de problemas” para o entendimento dos sistemas diretos no qual o aluno vive: família e escola. Assim, famílias, professores e alunos participaram de alguns encontros com a psicóloga a fim de criar outros significados para a dificuldade apresentada na escola. O objetivo das intervenções foi circular a responsabilidade do “problema” entre os membros que participaram dos encontros. O artigo possibilita aos especialistas em educação novas maneiras de intervir nas escolas sem estigmatizar ou rotular o aluno.

Palavras-chave : Intervenção sistêmica; Dificuldade de aprendizagem; Relação famílias-escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )