SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Adaptação da Pavlovian Temperament Survey para a realidade brasileira-versão 7 a 14 anosTranstornos do déficit de atenção com hiperatividade: aspectos neurológicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

MACEDO, Lino de; PETTY, Ana Lúcia; CARVALHO, Gisele Escorel de  e  CARRACEDO, Valquiria. Avaliação do desempenho de crianças e intervenção em um jogo de senha. Psicol. esc. educ. [online]. 2003, vol.7, n.2, pp. 185-195. ISSN 1413-8557.

Os objetivos foram analisar, na perspectiva construtivista de Piaget, como crianças resolviam e compreendiam problemas relativos a um jogo de Senha e apresentar formas de intervenção face às respostas dos sujeitos e aos critérios propostos para a análise das respostas. O procedimento consistiu em solicitar que 60 crianças, entre 7 e 12 anos de idade, preenchessem formulários, sobre suas decisões em relação aos problemas propostos. As respostas foram classificadas em três níveis: 55% dos sujeitos (N=33) apresentaram um desempenho correspondente ao nível I, 20% (N=12) ao nível II e 25% (N=15), ao nível III. Classificar as formas de resolução por níveis indicou que recursos foram utilizados pelas crianças para resolverem o desafio do Senha. Estas análises possibilitaram a sugestão de intervenções a serem feitas por profissionais interessados na aprendizagem escolar de crianças por meio de jogos.

Palavras-chave : Construtivismo; Jogos; Aprendizagem escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )