SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Psicologia escolar e educacional no ensino superior: análise da produção científica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Escolar e Educacional

versión impresa ISSN 1413-8557

Resumen

ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de; FELDHUSEN, John F.  y  FRENCH, Brian. Identificando talentos, aspirações profissionais e pessoas mais admiradas por estudantes. Psicol. esc. educ. [online]. 2004, vol.8, n.1, pp. 11-16. ISSN 1413-8557.

Foi objetivo do estudo identificar talentos que estudantes atribuem a si mesmos, profissões que aspiram exercer, pessoas que mais admiram e participação em atividades ou cursos relacionados aos seus talentos. A amostra foi constituída por 111 estudantes de uma cidade satélite do Distrito Federal, os quais responderam ao instrumento “Meus Talentos”, do segundo autor. Esportes, teatro, redação/poesia, matemática, computação foram as áreas em que um maior número de alunos se consideraram talentosos, sendo esportes e artes as mais representadas nas atividades ou cursos relacionados a seus talentos dos quais participaram. Por outro lado, um maior número desses estudantes aspiravam exercer profissões relativas às artes, ciências médicas, ciências, engenharia e direito. Embora o pai e a mãe tenham sido apontados por maior número de estudantes como as pessoas que mais admiravam, na maior parte dos casos não se constituíram como modelos para a escolha profissional.

Palabras clave : Talento; Aspirações profissionais; Atividades extra-curriculares.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )