SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1The university as a promoter agent of reading in the context of venezuelan societyCorrelational s tudy of the self-directed search with the IFP author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

BARRERA, Sylvia Domingos  and  MALUF, Maria Regina. Variação lingüística e alfabetização: um estudo com crianças da primeira série do ensino fundamental. Psicol. esc. educ. [online]. 2004, vol.8, n.1, pp. 35-46. ISSN 1413-8557.

A pesquisa teve como objetivo investigar a influência da variação lingüística sobre a aquisição da linguagem escrita. Participaram da pesquisa 65 alunos de três classes da primeira série de uma escola pública de ensino fundamental. O material utilizado para avaliar o nível de variação lingüística das crianças foi aplicado no início do ano escolar. As provas utilizadas para avaliar os níveis de leitura e escrita foram aplicadas no início e final do ano letivo. A análise estatística mostrou correlação negativa significativa entre os níveis iniciais de variação lingüística e o desempenho final das crianças em leitura, sugerindo que a utilização de linguagem não-padrão pelos alunos pode dificultar o processo de alfabetização, sobretudo quando não trabalhada adequadamente pelas professoras. Os resultados obtidos sugerem a importância de uma efetiva difusão dos conhecimentos lingüísticos e sociolingüísticos, através dos cursos de formação de professores alfabetizadores.

Keywords : Variação lingüística; Norma culta; Linguagem popular; Fracasso escolar; Alfabetização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )