SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Avaliação das práticas educacionais de um programa de atendimento a alunos superdotados e talentososDificuldades lingüísticas na aquisição da escrita e agressividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

CODEA, Janaina de Souza Marinho Teles  e  BERESFORD, Heron. O adolescente com transtorno de conduta: um estudo filosófico no âmbito da psicologia educacional e esportiva. Psicol. esc. educ. [online]. 2004, vol.8, n.1, pp. 67-74. ISSN 1413-8557.

O valor de uma intervenção da psicologia escolar/educacional e esportiva junto ao adolescente com transtorno de conduta social, sob o ponto de vista moral e existencial, surgiu da necessidade de uma proposta educacional de cunho psicológico, para tal indivíduo. O presente estudo visou estabelecer uma fundamentação filosófica de natureza fenomenológica e axiológica existencial transubjetiva como referência para uma intervenção positiva da psicologia escolar/educacional e esportiva, por meio de atividades físicas, junto ao indivíduo em questão. Buscou também compreensões fenomenológica e axiológica do adolescente com o transtorno citado e uma ordenação axiológica relacionando tais compreensões à atividade física. A metodologia utilizada foi o método fenomenológico com suas três etapas, substituindo-se a terceira pela ordenação axiológica. Os resultados permitiram verificar que a fundamentação filosófica evidenciada adequou-se como referência para uma intervenção positiva da psicologia escolar/educacional e esportiva na vida do adolescente com transtorno de conduta social.

Palavras-chave : Psicologia esportiva; Adolescência; Transtorno social de conduta.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )