SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1The adolescent being with social behavior problem: a phylosofical study at educational and sporting psychology extentInterviews in school psychology: thougts on teaching and practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

SISTO, Fermino Fernandes  and  FERNANDES, Débora Cecílio. Dificuldades lingüísticas na aquisição da escrita e agressividade. Psicol. esc. educ. [online]. 2004, vol.8, n.1, pp. 75-84. ISSN 1413-8557.

Esta pesquisa estudou a relação entre dificuldades lingüísticas da escrita e agressividade em estudantes de oito a doze anos. Participaram 834 alunos de escolas estaduais e particulares. Foi aplicada a Escala de Agressividade para Crianças e Jovens, que fornece medidas de agressividade geral e nas situações familiar e escolar e o ADAPE, que consiste em um ditado composto por palavras com dificuldades lingüísticas. As dificuldades lingüísticas e as medidas de agressividade escolar indicaram grandes semelhanças nos resultados das segundas e terceiras séries, fornecendo correlações significativas e positivas, ou seja, conforme aumentaram os erros na escrita, aumentaram também as pontuações em agressividade escolar. Entretanto, com os alunos da quarta série, houve uma nítida diferenciação entre os gêneros. Enquanto que as meninas forneceram coeficientes positivos e alguns muito altos, os meninos registraram correlações negativas, indicando que conforme aumentaram os erros, diminuiu a agressividade escolar.

Keywords : Aquisição da escrita; Agressividade; Escolaridade; Dificuldades lingüísticas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )