SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Motivação no ensino superior: metas de realização e estratégias de aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

ALMEIDA, Leandro S.  e  PRIMI, Ricardo. Perfis de capacidades cognitivas na bateria de provas de raciocínio (BPR-5). Psicol. esc. educ. [online]. 2004, vol.8, n.2, pp. 135-144. ISSN 1413-8557.

Essa pesquisa estudou os perfis de capacidades cognitivas na Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5), que é composta por cinco subtestes: raciocínio abstrato, verbal, numérico, espacial e mecânico. Os participantes foram 3039 estudantes do Brasil (1.444) e Portugal (1.595) das amostras de padronização. Os perfis foram caracterizados e comparados com a origem dos dados (Brazil X Portugal), gênero, idade, desempenho e áreas de estudo. Os perfis foram similares nos dois países e sistematicamente associados às variáveis critério. Concluiu-se que a forma dos perfis pode, potencialmente, trazer novas e sistemáticas informações sobre as forças e fraquezas das capacidades dos estudantes já que estão associadas às variáveis idade, áreas de estudo, reprovação e gênero.

Palavras-chave : Análise de conglomerados; Avaliação da inteligência; Precisão de desempenho acadêmico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )