SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Perfis de capacidades cognitivas na bateria de provas de raciocínio (BPR-5)Auto-avaliação da competência para ensinar: estudo preliminar de uma escala índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Escolar e Educacional

versión impresa ISSN 1413-8557

Resumen

CARDOSO, Luzia Rodrigues  y  BZUNECK, José Aloyseo. Motivação no ensino superior: metas de realização e estratégias de aprendizagem. Psicol. esc. educ. [online]. 2004, vol.8, n.2, pp. 145-155. ISSN 1413-8557.

O presente estudo teve por objetivo investigar metas de realização, uso de estratégias de aprendizagem e a percepção do ambiente de aprendizagem por parte de alunos de cursos superiores. Questionários Likert foram aplicados a uma amostra de 106 alunos de dois cursos diferentes focalizando duas disciplinas específicas de cada curso. Os resultados mostraram não existir diferença significativa entre os grupos nas orientações às metas aprender, ego-aproximação e evitação do trabalho, mas foram mais altos os escores nas metas aprender e evitação do trabalho. Relativamente às estratégias de aprendizagem, algumas apareceram com diferença significativa em função do grupo. Foi também significativa a relação entre a ênfase percebida à meta aprender e a percepção de exigência de esforço, assim como entre a adoção das metas aprender e ego-aproximação e uso de estratégias de aprendizagem. Desses resultados surgiram implicações educacionais e sugestões de novas pesquisas.

Palabras clave : Motivação no ensino superior; Estratégias de aprendizagem; Metas de realização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )