SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Motivação no ensino superior: metas de realização e estratégias de aprendizagemEstratégias motivacionais: estudo exploratório com universitários de um curso noturno de administração índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

TESSARO, Nilza Sanches  e  GUZZO, Raquel Souza Lobo. Auto-avaliação da competência para ensinar: estudo preliminar de uma escala. Psicol. esc. educ. [online]. 2004, vol.8, n.2, pp. 157-165. ISSN 1413-8557.

O presente estudo teve por objetivo discutir questões relativas à competência do professor para ensinar, a partir de um conjunto de conhecimentos referente ao exercício da prática docente. Participaram deste estudo 36 professores de 1ª e 2ª série do ensino fundamental, de 7 escolas municipais de uma cidade no interior do Paraná. A maioria (72,22 %) dos participantes possui apenas magistério como grau de escolaridade, e 36,11% possuem pouca experiência profissional. Foi utilizada uma escala de auto-avaliação de competência para ensinar, a qual foi desenvolvida pela autora. É composta de 72 itens relativos às habilidades para prática docente. Os sujeitos escolheram entre cinco julgamentos nada, pouco, mais ou menos, muito e demais para cada item de habilidade pertencente à escala. Os resultados indicaram, a partir da análise das médias e porcentagens, que a população estudada percebe-se como competente e com habilidades pertinentes à prática docente.

Palavras-chave : Auto-avaliação; Competência para ensinar; Aprendizagem escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )