SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Estratégias motivacionais: estudo exploratório com universitários de um curso noturno de administraçãoEstratégias de leitura e desempenho em escrita no início da alfabetização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

SALGADO, Cíntia  e  CAPELLINI, Simone Aparecida. Desempenho em leitura e escrita de escolares com transtorno fonológico. Psicol. esc. educ. [online]. 2004, vol.8, n.2, pp. 179-188. ISSN 1413-8557.

O transtorno fonológico ocorre quando há dificuldade quanto à aquisição e uso dos sons da fala. O objetivo deste estudo foi caracterizar o desempenho em leitura e escrita de escolares com transtorno fonológico. Participaram do estudo 28 escolares na faixa etária de 7 a 9 anos de idade com trocas na fala. A amostra foi composta de 70% do sexo masculino e 30% do feminino. Os resultados revelaram que entre 57% e 85% dos escolares da 1 a à 3 a séries apresentaram transtorno fonológico presente na oralidade e na escrita, enquanto que 100% dos escolares da 4 a série apresentaram transtorno fonológico evidenciado apenas na leitura e na escrita. Os achados deste estudo demonstraram que a linguagem oral está intrinsecamente relacionada com o desenvolvimento da leitura e da escrita e que alterações no processamento fonológico da criança podem desencadear alterações no desenvolvimento da leitura e escrita.

Palavras-chave : Aprendizagem; Transtorno fonológico; Escolares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )