SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Desempenho em leitura e escrita de escolares com transtorno fonológicoSexualidade e deficiência mental: revisando pesquisas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Escolar e Educacional

versión impresa ISSN 1413-8557

Resumen

CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra et al. Estratégias de leitura e desempenho em escrita no início da alfabetização. Psicol. esc. educ. [online]. 2004, vol.8, n.2, pp. 189-197. ISSN 1413-8557.

O objetivo desse estudo foi identificar as estratégias de leitura utilizadas &–logográfica, fonológica ou lexical &– e a relação destas estratégias com o desempenho em escrita. Foram avaliados 55 alunos de 1ª série do ensino fundamental de escolas públicas com a Prova de Escrita sob Ditado e o Teste de Competência de Leitura Silenciosa &– TeCoLeSi. Houve correlação positiva significativa entre o desempenho na Prova de Escrita sob Ditado e o TeCoLeSi (r = 0,33; p = 0,028). Os grupos de bons e maus leitores, divididos a partir do escore total no TeCoLeSi, foram discriminados pelo desempenho na estratégia fonológica, mas não nas demais, sugerindo que esta é a estratégia que mais se desenvolve no início da alfabetização. Diante disso, sugere-se o ensino diferencial das estratégias no início da aquisição da leitura.

Palabras clave : Avaliação neuropsicológica; Desempenho em leitura; Rotas de leitura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )