SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Sexualidade e deficiência mental: revisando pesquisasA angústia no ofício de professor índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Escolar e Educacional

versión impresa ISSN 1413-8557

Resumen

BAPTISTA, Makilim Nunes et al. Avaliação dos hábitos, conhecimentos e expectativas de alunos de um curso de psicologia. Psicol. esc. educ. [online]. 2004, vol.8, n.2, pp. 207-217. ISSN 1413-8557.

Esta pesquisa teve como objetivo analisar os hábitos acadêmicos, conhecimentos e expectativas de 101 alunos do 3º e 4º anos de um curso de Psicologia de uma Universidade particular. Foi utilizado um questionário contendo 55 questões das quais 28 foram analisadas neste artigo e aplicados coletivamente nas salas de aula. Os principais resultados demonstraram que a maioria dos alunos 68% do Grupo Total (GT) lê os textos antes das aulas; 51% gastam até 2 horas por semana com leituras extraclasse; 89% estudam antes das avaliações; 28% sempre ou quase sempre questiona os professores durante a aula; 40% esclarece dúvidas em sala; 59% (3º ano) e 76% (4º ano) já tem linha teórica definida; 56% acha razoável a expectativa do mercado de trabalho e 82% pretende fazer pós-graduação. Estes dados devem ser considerados dentro do planejamento do curso a fim de proporcionar estratégias para acompanhar o desenvolvimento do aluno no decorrer do curso.

Palabras clave : Universitários; Caracterização; Psicologia; Formação; Estudantes.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )