SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Relação entre criatividade, inteligência e autoconceito em alunos monolíngues e bilíngüesClínica-escola: levantamento de instrumento utilizados no processo psicodiagnóstico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

SADALLA, Ana Maria Falcão de Aragão et al. Partilhando formação, prática e dilemas: uma contribuição ao desenvolvimento docente. Psicol. esc. educ. [online]. 2005, vol.9, n.1, pp. 37-46. ISSN 1413-8557.

O presente trabalho objetivou analisar momentos que caracterizam a prática, a formação e os dilemas cotidianos do profissional práticoreflexivo, buscando compreender suas crenças. Foram realizados 23 encontros entre seis professoras e uma psicóloga. As falas transcritas, divididas em 11 categorias, foram submetidas a entrevistas recorrentes. Os resultados indicaram a necessidade de vincular, na formação e no cotidiano do professor, teoria e prática, a partir da reflexão sistemática, cotidiana, democrática e compartilhada entre os pares. Isto tendo em vista a formação docente como um processo multifacetado, pautado em diversas dimensões, que acabam sendo edificadoras de muitos dos saberes docentes.

Palavras-chave : Reflexividade; Crenças Docentes; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )