SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Partilhando formação, prática e dilemas: uma contribuição ao desenvolvimento docentePsicologia Escolar em educação infantil: reflexões de uma atuação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Escolar e Educacional

versión impresa ISSN 1413-8557

Resumen

FREITAS, Fernanda Andrade de  y  NORONHA, Ana Paula Porto. Clínica-escola: levantamento de instrumento utilizados no processo psicodiagnóstico. Psicol. esc. educ. [online]. 2005, vol.9, n.1, pp. 37-46. ISSN 1413-8557.

O presente trabalho teve como objetivo fazer um levantamento da freqüência e da categoria dos testes psicológicos utilizados durante o psicodiagnóstico em uma clínica-escola. O levantamento baseou-se em 32 prontuários do arquivo. Os resultados apontaram que os instrumentos psicológicos mais utilizados foram HTP, CAT - A, T.A.T., e DFH. Quanto às faixas etárias dos sujeitos, verificou-se que as avaliações de crianças envolveram mais técnicas psicológicas, do que as de adolescentes, adultos e idosos. Ainda em relação aos dados, percebe-se que há pouca variação na utilização dos testes psicológicos, pois alguns deles foram usados em diferentes faixas etárias.

Palabras clave : Testes Psicológicos; Avaliação Psicológica; Clínica-Escola.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )