SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Clínica-escola: levantamento de instrumento utilizados no processo psicodiagnósticoInclusão escolar: visão de alunos sem necessidades educativas especiais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

VOKOY, Tatiana  e  PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Psicologia Escolar em educação infantil: reflexões de uma atuação. Psicol. esc. educ. [online]. 2005, vol.9, n.1, pp. 37-46. ISSN 1413-8557.

O modelo de Educação Infantil tem sido alterado à medida que a criança passa a ser vista como sujeito de educação, com necessidade de atendimento qualificado. O trabalho do psicólogo escolar permeia questões relacionadas ao desenvolvimento integral da criança, abrangendo aspectos cognitivos, afetivos e motores. A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição de Educação Infantil de Brasília com objetivo de conhecer a prática educativa e a atuação do psicólogo escolar. Foram realizadas entrevistas com a equipe psicopedagógica e observações de atividades da rotina escolar. Concluímos que o modelo de atuação do psicólogo deve ser fundamentado no paradigma interdisciplinar, contextual e crítico. Este estudo vislumbra novas possibilidades para repensar o processo de construção do papel do psicólogo escolar na Educação Infantil.

Palavras-chave : Psicologia Escolar; Educação Infantil; Desenvolvimento infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )