SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Psicologia Escolar em educação infantil: reflexões de uma atuaçãoO professor e o aluno em liberdade assistida: um estudo exploratório índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

TESSARO, Nilza Sanches; WARICODA, Ana Sayuri Ribeiro; BOLONHEIS, Renata Cristina Marques  e  ROSA, Ana Paula Barletta. Inclusão escolar: visão de alunos sem necessidades educativas especiais. Psicol. esc. educ. [online]. 2005, vol.9, n.1, pp. 37-46. ISSN 1413-8557.

O presente estudo trata de questões referentes à inclusão de alunos com deficiência em classes comuns do ensino regular. Teve por objetivo geral verificar a visão de alunos sem necessidades educativas especiais sobre a inclusão escolar. Participaram da pesquisa 40 alunos de escolas públicas de ensino básico com vivências diferentes quanto à inclusão (20 alunos que participavam da inclusão escolar e 20 que não participavam). Foi utilizado um questionário composto por três questões abertas. Os dados foram examinados mediante análise de conteúdo e análise estatística (qui-quadrado). Tais resultados revelaram que a maioria dos participantes demonstrou credibilidade à inclusão escolar, e apontaram várias dificuldades envolvidas nesse processo, destacando-se a discriminação social. Os sentimentos decorrentes da inclusão que predominaram entre os participantes foram positivos.

Palavras-chave : Educação; Aluno; Excepcionalidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )