SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Observação do educador infantil pela escala de empenho do adultoCadernos escolares: como e o que se registra no contexto escolar? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

CUNHA, Claudia Araújo da. Escrita, maturidade emocional, operatoriedade e criatividade num grupo de crianças de Uberlânida. Psicol. esc. educ. [online]. 2005, vol.9, n.2, pp. 279-290. ISSN 1413-8557.

Este trabalho teve como objetivo discutir as possíveis relações estabelecidas entre as dificuldades de aprendizagem na escrita, o nível intelectual, criatividade e maturacional de crianças de segunda série do ensino fundamental. Para tanto, utilizou-se a Escala de Avaliação na Aprendizagem na Escrita (ADAPE), a prova de conservação de comprimento, a prova de posições possíveis dos dados sobre um suporte e o teste do CAT-H. Os quatro testes foram aplicados em 40 crianças, de ambos os sexos, de duas escolas da rede pública de ensino da cidade de Uberlândia - MG. Os coeficientes de correlação por postos de Spearman sugerem que houve uma correlação positiva significante obtida entre as variáveis conservação de comprimento e criatividade. Quanto aos valores de U a partir da aplicação do teste de Mann-Whitney, a escola localizada na região mais central obteve diferenças significantes entre as variáveis erros do ditado e conservação de comprimento.

Palavras-chave : Dificuldade de aprendizagem; Nível cognitivo; Ensino fundamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português