SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Spatial visualization, inductive reasoning, and technical drawingOperative group as intervention resource in the Burnout Syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

SOUZA, Maria Emília M. Gonzaga de  and  ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de. O curso de pedagogia e condições para o desenvolvimento da criatividade. Psicol. esc. educ. [online]. 2006, vol.10, n.1, pp. 21-30. ISSN 1413-8557.

O estudo investigou a extensão em que o curso de Pedagogia, segundo seus professores e alunos, tem favorecido o desenvolvimento e expressão da criatividade em seus alunos, bem como barreiras percebidas pelos docentes à promoção de condições favoráveis à criatividade em sala de aula. Participaram da pesquisa 25 professores e 194 estudantes dos quatro últimos semestres. Estes responderam ao Questionário de Avaliação de Procedimentos Docentes e uma questão aberta a respeito do currículo do referido curso, tendo ainda os docentes completado um checklist de barreiras à promoção da criatividade em sala de aula. Observou-se diferença significativa entre a percepção de professores e alunos no que diz respeito à promoção de procedimentos pedagógicos que promovem a criatividade, a favor dos primeiros. As barreiras mais indicadas pelos professores ao desenvolvimento e expressão da criatividade foram relacionadas aos alunos como elevado número de alunos em sala de aula e alunos com dificuldades de aprendizagem.

Keywords : Criatividade; Professor; Currículo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese