SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1O curso de pedagogia e condições para o desenvolvimento da criatividadeEstudo de validade de uma escala de desempenho em tecnologias para estudantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

BOCK, Vivien Rose  e  SARRIERA, Jorge Castellá. O grupo operativo intervindo na Síndrome de Burnout. Psicol. esc. educ. [online]. 2006, vol.10, n.1, pp. 31-39. ISSN 1413-8557.

O presente estudo teve como objetivo verificar a alteração do nível de Burnout em professores por intermédio da intervenção da técnica de grupos operativos. A amostra foi composta por professores de 5ª a 8ª série de uma escola particular de Porto Alegre, subdividindo-se em dois grupos, o de controle e o experimental, com 12 professores em cada grupo. Para medir a Síndrome de Burnout foi utilizado o MBI (Maslach Burnout Inventory). Após a primeira aplicação do teste em todos os professores, realizaram-se 9 encontros sob a técnica de grupos operativos com o grupo experimental e posteriormente, todos responderam novamente ao teste. Os resultados demonstraram aumento do nível de Burnout, bem como nas suas dimensões: esgotamento emocional, realização profissional e despersonalização para o grupo experimental. Na análise da intervenção constatou-se a importância tanto da sensibilização profissional do trabalho docente como do apoio social entre os professores como estratégias para a prevenção e o enfrentamento da Síndrome de Burnout.

Palavras-chave : Burnout; Grupo psicoterápico; Estresse.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português