SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Validity study of technology performance scale for studentsCareer choice and insertion in labor market: perceptions from college seniors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

VECTORE, Celia; ALVARENGA, Vanessa Cristina  and  JUNIOR, Sinésio Gomide. Construção e validação de uma escala de comportamentos mediacionais de educadores infantis. Psicol. esc. educ. [online]. 2006, vol.10, n.1, pp. 53-68. ISSN 1413-8557.

O presente estudo objetivou a construção e validação de uma escala de avaliação de comportamentos mediacionais, observados na interação de educadores com crianças de creche. Foi realizada a análise de conteúdo dos 58 itens iniciais que compuseram a escala por cinco juízes para verificação do índice de concordância. Foram eliminados 21 itens e a escala passou a ser composta por 37 itens. Foi realizado um estudo piloto da escala por meio da observação dos comportamentos mediacionais de 315 educadores infantis de dez cidades, das regiões de Minas Gerais e São Paulo. A análise fatorial dos itens identificou quatro fatores denominados interação dos educadores nas atividades lúdicas; modos de transmissão de conteúdos para as crianças; recompensa ofertada às crianças; postura dos educadores frente às brincadeiras competitivas, os quais se relacionam à interação dos educadores nas atividades lúdicas que explicam 36 % da variância da escala. Foram eliminados 16 itens cuja carga fatorial foi menor que 0,30, resultando em 23 itens.

Keywords : Avaliação Psicológica; Psicometria; Mediação cognitiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese