SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Construção e validação de uma escala de comportamentos mediacionais de educadores infantisConcepções de deficiência e reabilitação: um estudo exploratório com graduandos de fisioterapia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

BARDAGI, Marúcia; LASSANCE, Maria Célia Pacheco; PARADISO, Ângela Carina  e  MENEZES, Ioneide Almeida de. Escolha profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de estudantes formandos. Psicol. esc. educ. [online]. 2006, vol.10, n.1, pp. 69-82. ISSN 1413-8557.

A partir da carência de estudos avaliando as necessidades dos formandos no país, esta pesquisa investigou a satisfação com a escolha profissional e as expectativas quanto à entrada no mundo do trabalho em 340 formandos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os alunos, de ambos os sexos (M= 25 anos; DP= 5,35), responderam a um questionário de 18 itens elaborado para o estudo. A maioria (53,1%) relatou estar satisfeita com a própria escolha profissional. O descontentamento com o mercado de trabalho foi um fator importante para a insatisfação com a escolha, enquanto a identificação pessoal mostrou-se relacionada à satisfação. A maioria dos participantes relatou interesse por orientação profissional, tendo enfatizado a instrumentalização para a procura de emprego. Estes resultados demonstram a insegurança dos alunos quanto ao início da atividade profissional e a necessidade de intervenções específicas na área vocacional para o público universitário, focalizando a transição universidade-trabalho.

Palavras-chave : Mercado de trabalho; Universidade; Orientação profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português