SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Escolha profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de estudantes formandosSintomatologia depressiva, atenção sustentada e desempenho escolar em estudantes do ensino médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

LOMONACO, José Fernando Bitencourt  e  CAZEIRO, Ana Paula Martins. Concepções de deficiência e reabilitação: um estudo exploratório com graduandos de fisioterapia. Psicol. esc. educ. [online]. 2006, vol.10, n.1, pp. 83-97. ISSN 1413-8557.

O objetivo deste estudo foi identificar alterações nas concepções de deficiência e reabilitação de alunos do primeiro e do último ano de um curso de graduação em Fisioterapia. A amostra foi constituída por 67 alunos de uma universidade brasileira. Os alunos foram solicitados a escrever todas as características que lhe viessem à mente, num intervalo de um minuto e meio, diante das palavras deficiência e reabilitação. As respostas foram analisadas visando identificar aspectos comuns que permitissem a criação de categorias para o agrupamento dos dados. Computaram-se as diferenças entre as porcentagens de respostas do 1º e do 4º anos para cada categoria criada. Verificou-se que os alunos do 1º ano citaram características mais ligadas ao senso comum e os do 4º ano arrolaram um maior número de atributos de caráter técnico-científico. Os resultados foram discutidos em função da influência do curso de graduação nos conceitos analisados.

Palavras-chave : Conceitos; Reabilitação; Teorias Psicológicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português