SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Sintomatologia depressiva, atenção sustentada e desempenho escolar em estudantes do ensino médioA queixa escolar nos ambulatórios públicos de saúde mental: práticas e concepções índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

MATOS, Daniela Rezende  e  FLEITH, Denise de Souza. Criatividade e clima criativo entre alunos de escolas abertas, intermediárias e tradicionais. Psicol. esc. educ. [online]. 2006, vol.10, n.1, pp. 109-120. ISSN 1413-8557.

Este estudo foi conduzido com o objetivo de investigar a criatividade e percepção do clima de sala de aula de alunos de escolas consideradas abertas, intermediárias e tradicionais. Participaram desta pesquisa 174 alunos, que cursavam a 4a série do ensino fundamental, de oito escolas particulares de Brasília. Os resultados indicaram diferenças significativas entre alunos de escolas abertas, intermediárias e tradicionais somente em relação à fluência no subteste de criatividade Complementação de Figuras, bem como interação significativa entre gênero e tipo de escola em relação à dimensão originalidade no mesmo subteste. Em relação às medidas da percepção do clima de sala de aula, os resultados revelaram haver interação significativa somente entre gênero e tipo de escola para o fator Interesse do Aluno pela Aprendizagem.

Palavras-chave : Criatividade; Características da sala de aula; Meio escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português