SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Rol docente universitario y competencias profesionales en la Licenciatura en PsicologíaEducación de adultos: percepciones sobre el proceso enseñanza-aprendizaje índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Escolar e Educacional

versión impresa ISSN 1413-8557

Resumen

ROCHA, Kátia Bones  y  SARRIERA, Jorge Castellá. Saúde percebida em professores universitários: gênero, religião e condições de trabalho. Psicol. esc. educ. [online]. 2006, vol.10, n.2, pp. 187-196. ISSN 1413-8557.

A presente pesquisa investiga como os professores de uma universidade particular percebem sua saúde. O delineamento é de caráter descritivocorrelacional. Os instrumentos utilizados: Questionário de Saúde de Goldberg (QGS-60) e uma ficha com dados biodemográficos investigaram variáveis individuais e relativas à atividade laboral. A amostra se constituí de 161 professores, escolhidos por estratos através das diferentes área de formação. Os resultados revelam que os professores percebem que sua saúde geral está como de costume, ou seja, nem melhor nem pior e que existe associação entre as variáveis sexo, prática religiosa e variáveis relativas ao ambiente de trabalho (horas de trabalho na universidade e em sala de aula), influenciando a percepção que os professores têm de sua saúde.

Palabras clave : Professores universitários; Saúde percebida; Gênero; Contexto de trabalho.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués