SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Enseñanza técnica en el área de la salud: los desafíos del proceso de aprendizajeEscala de afecto positivo y negativo para niños: estudios de construcción y validez índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Escolar e Educacional

versión impresa ISSN 1413-8557

Resumen

NORONHA, Ana Paula Porto  y  MATTOS, Rosângela Maria De Carli Bueri. Koppitz e Bender - Sistema de Pontuação Gradual: comparação entre sistemas de avaliação. Psicol. esc. educ. [online]. 2006, vol.10, n.2, pp. 223-233. ISSN 1413-8557.

O objetivo do presente trabalho é comparar os sistemas de correção Koppitz e o B-SPG. Usou-se como amostra 85 protocolos de crianças de seis a dez anos que foram encaminhadas à Clínica-Escola de Psicologia de um centro universitário do sul de Minas Gerais. Os resultados evidenciam que os dois sistemas medem construtos similares, pois houve correlação positiva e significativa entre os escores de ambos. As correlações foram positivas e significativas com a idade, porém o sistema B-SPG obteve melhor condição de agrupamento. Em relação às queixas somente as dificuldades escolares conseguiram correlação positiva significativa para ambos os sistemas. A comparação dos critérios indica que os sistemas possuem sensibilidade para captar a imaturidade visomotora, com maior destaque ao B-SPG por possuir capacidade de identificar a qualidade do erro.

Palabras clave : Bender; Sistema B-SPG; Maturidade visomotora.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués