SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Koppitz e Bender - Sistema de Pontuação Gradual: omparison between systems of evaluationThe continued progression in the state of São Paulo: considerations based on the educators point of view author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

GIACOMONI, Claudia Hofheinz  and  HUTZ, Cláudio Simon. Escala de afeto positivo e negativo para crianças: estudos de construção e validação. Psicol. esc. educ. [online]. 2006, vol.10, n.2, pp. 235-245. ISSN 1413-8557.

O objetivo deste estudo foi desenvolver uma Escala de Afeto Positivo e Negativo para Crianças. São apresentados dois estudos: de construção da escala, bem como de validação concorrente. Além disso, procurou-se avaliar o nível de afeto positivo e negativo das crianças dessa amostra, assim como, verificar possíveis diferenças entre sexos, faixa etária e tipo de escola. Participaram do estudo de construção da escala 661 crianças (52,2% meninos) entre sete e 12 anos (m = 10,6 anos; d.p. = 1,7 anos) de escolas públicas estaduais (54%) e privadas (46%) de Porto Alegre. A versão final da Escala de Afeto Positivo e Negativo é composta por 34 itens, 17 itens em cada subescala. Os coeficientes Alpha obtidos para as subescalas de Afeto Positivo (0,88) e de Afeto Negativo (0,84) apontam evidências de confiabilidade. Análises Fatoriais confirmaram a estrutura da escala através da solução de dois fatores em ambos estudos. A Escala também apresentou boas evidências de validação concorrente. Através de correlações coerentes com as apontadas pela literatura, os resultados indicam que a Escala de Afeto Negativo pode ser utilizada como instrumento de avaliação de desajustamento emocional. O desenvolvimento da Escala de Afeto Positivo e Negativo para Crianças incrementa o processo de elaboração de instrumentos para avaliarmos o bemestar subjetivo infantil.

Keywords : Afeto positivo; Afeto negativo; Escala.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese