SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2La progresión continuada en el estado de São Paulo: consideraciones a partir de la perspectiva de educadoresCaracterísticas Psicométricas de la Batería Padrón del Universal Nonverbal Intelligence Test (UNIT): un estudio preliminar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Escolar e Educacional

versión impresa ISSN 1413-8557

Resumen

MOURAO, Renata Fernandes  y  MARTINEZ, Albertina Mitjáns. A criatividade do professor: a relação entre o sentido subjetivo da criatividade e a pedagogia de projetos. Psicol. esc. educ. [online]. 2006, vol.10, n.2, pp. 263-272. ISSN 1413-8557.

Buscou-se compreender a relação entre o sentido subjetivo da criatividade do professor e sua prática pedagógica com projetos. Partiu-se da teoria históricocultural da subjetividade desenvolvida por González Rey (1997, 1999, 2001, 2002b, 2004). O método adotado foi o estudo de caso com dois professores que trabalham com projetos de estratégia relativos ao ensino-aprendizagem em uma mesma escola. Vários instrumentos foram utilizados: a técnica de completamento de frases, redações, observação direta, análise documental e, principalmente, a entrevista como processo. Como conclusão principal, percebeu-se que se trata de uma relação recursiva. Além disso, a pesquisa demonstrou que os sentidos subjetivos de importantes aspectos contextuais - como o espaço em sala de aula - são mediadores da relação colocada sob foco. Por fim, notou-se que conflitos e contradições vividos na prática com projetos configuram-se como uma situação potencial de desenvolvimento em relação ao sentido subjetivo da criatividade e à própria prática docente.

Palabras clave : Criatividade do professor; Subjetividade; Pedagogia de projetos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués