SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Consequências sociais e emocionais da dislexia de desenvolvimento: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

LIMA, Clarisse O.  e  BROWN, Scott W.. A nova literácia promovendo cidadania global de alunos brasileiros e americanos New Literacies. Psicol. esc. educ. [online]. 2007, vol.11, n.1, pp. 13-20. ISSN 1413-8557.

Estamos vivendo em uma sociedade onde a informação é o bem mais valioso. Entretanto, a enorme quantidade de informação disponível diariamente cria a necessidade das pessoas adquirirem novas habilidades para localizar, analisar e transmitir essa informação. Esse estudo comparativo utiliza um questionário on-line para definir características de cidadania global e identificar o uso das tecnlogias da informação e comunicação (TICs) em 258 alunos no Brasil e nos Estados Unidos. Diferenças de gênero também foram examinadas e os resultados informam como globalização, cidadania e uso das TICs estão refletidas nas percepções de meninos e meninas nos dois países. O conceito 'nova literácia' envolve as habilidades que os indivíduos devem possuir para participarem efetivamente e estarem incluídos nessa sociedade tão diversa e desigual em que vivemos.

Palavras-chave : Nova literacia; TIC; Cidadania global; Inclusão social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )