SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1A nova literácia promovendo cidadania global de alunos brasileiros e americanos New LiteraciesMetas acadêmicas e estratégias de aprendizagem em alunos universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

CARVALHAIS, Lénia Sofia de Almeida  e  SILVA, Carlos. Consequências sociais e emocionais da dislexia de desenvolvimento: um estudo de caso. Psicol. esc. educ. [online]. 2007, vol.11, n.1, pp. 21-29. ISSN 1413-8557.

A dislexia de desenvolvimento é uma dificuldade específica de aprendizagem da leitura e escrita que condiciona a forma como o indivíduo se percepciona e como se relaciona com os seus pares nos mais diversos contextos desde educacionais até familiares. No sentido de avaliar as consequências emocionais e sociais decorrentes de um diagnóstico de dislexia de desenvolvimento, foram efectuados duas entrevistas, orientadas por inquéritos construídos para o efeito, a uma criança portuguesa e ao seu Encarregado de Educação, resultante de um estudo de caso, de carácter longitudinal. Os resultados comprovaram a necessidade de uma avaliação da dislexia efectuada precocemente, o que permite, por sua vez, uma intervenção adequada, no sentido de combater o insucesso escolar. Verifica-se ainda ser fundamental alertar professores e profissionais da educação para esta dificuldade de aprendizagem no sentido de evitar situações de discriminação, como as que identificamos neste estudo.

Palavras-chave : Dislexia de desenvolvimento; Desenvolvimento infantil; Interação social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )