SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Consecuencias sociales y emocionales de la Dislexia de desarrollo: un estudio de casoComprensión de lectura en alumnos del séptimo y octavo grado de la enseñanza primaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Escolar e Educacional

versión impresa ISSN 1413-8557

Resumen

VALLE, Antonio et al. Metas acadêmicas e estratégias de aprendizagem em alunos universitários. Psicol. esc. educ. [online]. 2007, vol.11, n.1, pp. 31-40. ISSN 1413-8557.

Tomando em consideração que não existe concordância na literatura entre os resultados dos diferentes estudos a respeito da relevância da adopção de um ou de outro tipo de meta na aprendizagem académica; no presente artículo é estudada a relação entre os diferentes tipos de orientações motivacionais (metas de aprendizagem, metas de rendimento e metas de evitação do trabalho) e a utilização de estratégias cognitivas e de auto-regulação. Neste trabalho participam 632 estudantes universitários de diversas licenciaturas da Universidade espanhola. Apesar de este estudo ser de tipo correlacional, a análise dos dados obtidos, corroborando estudos anteriores, aporta informação de interesse para a discussão do problema investigado; por exemplo que só os níveles mais altos de metas de aprendizagem se encontram associados con uma maior utilização de estratégias de aprendizagem. São discutidas implicações educativas destes dados.

Palabras clave : Universidade; Auto-regulação; Aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )