SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Consequências sociais e emocionais da dislexia de desenvolvimento: um estudo de casoCompreensão de leitura em alunos de sétima e oitava séries do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

VALLE, Antonio et al. Metas acadêmicas e estratégias de aprendizagem em alunos universitários. Psicol. esc. educ. [online]. 2007, vol.11, n.1, pp. 31-40. ISSN 1413-8557.

Tomando em consideração que não existe concordância na literatura entre os resultados dos diferentes estudos a respeito da relevância da adopção de um ou de outro tipo de meta na aprendizagem académica; no presente artículo é estudada a relação entre os diferentes tipos de orientações motivacionais (metas de aprendizagem, metas de rendimento e metas de evitação do trabalho) e a utilização de estratégias cognitivas e de auto-regulação. Neste trabalho participam 632 estudantes universitários de diversas licenciaturas da Universidade espanhola. Apesar de este estudo ser de tipo correlacional, a análise dos dados obtidos, corroborando estudos anteriores, aporta informação de interesse para a discussão do problema investigado; por exemplo que só os níveles mais altos de metas de aprendizagem se encontram associados con uma maior utilização de estratégias de aprendizagem. São discutidas implicações educativas destes dados.

Palavras-chave : Universidade; Auto-regulação; Aprendizagem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )