SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Metas acadêmicas e estratégias de aprendizagem em alunos universitáriosO impacto de um projeto de educação pelo esporte no desenvolvimento infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

OLIVEIRA, Katya Luciane de; BORUCHOVITCH, Evely  e  SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Compreensão de leitura em alunos de sétima e oitava séries do ensino fundamental. Psicol. esc. educ. [online]. 2007, vol.11, n.1, pp. 41-49. ISSN 1413-8557.

A leitura está presente em todos os momentos na escola. Há diversas situações durante o dia que requerem o uso dessa habilidade. Explorar as diferenças na compreensão em leitura, considerando o gênero, tipo de escola e série escolar, de estudantes das 7ª e 8ª séries do ensino fundamental foi o objetivo desta pesquisa. Participaram 206 estudantes matriculados nas 7ª e 8ª séries do ensino fundamental de escolas públicas e particulares. A compreensão textual foi medida por meio da técnica de Cloze. Os resultados indicaram diferença estatisticamente significativa na leitura dos estudantes em razão do gênero, do tipo de escola (pública e privada) e da série escolar.

Palavras-chave : Leitura; Habilidade em leitura; Teste de Cloze.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )