SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Compreensão de leitura em alunos de sétima e oitava séries do ensino fundamentalA adolescência como construção social: estudo sobre livros destinados a pais e educadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

MACHADO, Paula Xavier; CASSEPP-BORGES, Vicente  e  DELL´AGLIO, Débora Dalbosco. O impacto de um projeto de educação pelo esporte no desenvolvimento infantil. Psicol. esc. educ. [online]. 2007, vol.11, n.1, pp. 51-62. ISSN 1413-8557.

Este artigo trata de um estudo com pré-teste (T1) e pós-teste (T2) que avaliou o impacto de um projeto esportivo no desenvolvimento infantil. Participaram 39 estudantes de 6 a 11 anos, matriculados da 1a a 4a séries do Ensino Fundamental de escola pública. Eles foram distribuídos em dois grupos: G1 (24 integrantes do projeto esportivo) e G2 (15 crianças do grupo comparativo) e os professores dos estudantes também participaram. O impacto foi avaliado pelas diferenças em desempenho escolar, stress, qualidade de vida e avaliação de atitudes acadêmicas e sociais do aluno pelo professor. De T1 para T2, houve aumento significativo no desempenho escolar em G1 e G2. O stress diminuiu para todas as crianças, de T1 para T2, embora seja significativo apenas para G1. A percepção da qualidade de vida diminuiu, entre T1 e T2, para G1 e G2, sendo significativo apenas para G2. Não houve diferença significativa na avaliação dos alunos de G1 e G2, em T1 e T2, pelos professores.

Palavras-chave : Psicologia do Esporte; Ensino Fundamental; Avaliação de Projetos Sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )