SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1A adolescência como construção social: estudo sobre livros destinados a pais e educadoresEscala de Avaliação de Sintomas-40 (EAS-40): validade e precisão em amostra não-clínica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

RODRIGUES, Marisa Cosenza; OLIVEIRA, Paula Almeida de; RUBAC, Jacqueline Silva  e  TAVARES, Aline Lima. Literatura infantil, teoria da mente e processamento de informação social. Psicol. esc. educ. [online]. 2007, vol.11, n.1, pp. 77-88. ISSN 1413-8557.

Esta pesquisa objetivou identificar a ocorrência de termos/expressões que denotam estados mentais e analisar uma amostra de 100 livros de histórias infantis nacionais dirigidas a pré-escolares de 4 a 6 anos com foco no processamento de informação social. Os livros foram codificados a partir de três eixos de análise: via palavras e expressões no texto, via figuras; e presença de ironia e crença falsa na narrativa. A análise dos termos mentais foi submetida ao julgamento de dois juízes e, posteriormente, ao teste de coeficiente de Spearman. Quanto ao processamento de informação social, a amostra de livros foi analisada considerando a ocorrência dos seis componentes de um programa estadunidense de redução do comportamento agressivo por meio de histórias infantis. Os resultados apontam a viabilidade da utilização dos livros infantis nacionais como recurso para promover o desenvolvimento sociocognitivo e prevenir comportamentos agressivos e anti-sociais no contexto educativo.

Palavras-chave : Desenvolvimento Sociocognitivo; Histórias Infantis; Psicologia Escolar/educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )