SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Associações entre rendimento na compreensão de textos e estratégias pedagógicas utilizadas por docentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

DINIZ, António M.  e  ALMEIDA, Leandro S.. Variáveis da primeira fase da integração universitária e mudança de curso. Psicol. esc. educ. [online]. 2007, vol.11, n.2, pp. 201-210. ISSN 1413-8557.

Estudou-se a relação entre variáveis académicas e psicossociais da primeira fase da integração universitária (escolha e colocação num curso) e a Mudança de Curso (MC). As análises bivariadas dos dados de uma amostra de conveniência de 375 estudantes do primeiro ano mostraram que mudaram mais frequentemente de curso aqueles que: tinham Notas de Candidatura (NC) ao Ensino Superior mais baixas; frequentavam cursos ligados a Recursos Tecnológicos (RT); e, atribuíam menor importância aos Determinantes Intrínsecos (DI) na escolha de curso (competências e interesses). Para operacionalizar esta última variável recorreu-se à Escala de Determinantes da Escolha de Curso (EDEC). Entretanto, as variáveis atrás referidas, bem como as outras duas dimensões da EDEC (Agentes Mediadores e Estrutura Ocupacional), também discriminavam os estudantes de acordo com Género. Presume-se, então, que o Género se relaciona indirectamente com a MC, através da interveniência das variáveis NC, Área de Estudos e DI.

Palavras-chave : Ensino superior; Mudança de curso; Diferenças de géneros.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )