SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Variáveis da primeira fase da integração universitária e mudança de cursoCriatividade na formação e atuação do professor do curso de letras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

JURIC, Lorena Canet; ANDRES, María Laura; INTROZZI, Isabel  e  RICHARD'S, María. Associações entre rendimento na compreensão de textos e estratégias pedagógicas utilizadas por docentes. Psicol. esc. educ. [online]. 2007, vol.11, n.2, pp. 211-221. ISSN 1413-8557.

O objetivo deste trabalho foi explorar as associações entre o rendimento em compreensão de leitura e diferentes estratégias docentes utilizadas em alunos da segunda e terceira série do ensino fundamental da cidade de Mar del Plata (Argentina). O pressuposto deste estudo afirma que existe uma associação entre o rendimento em compreensão de leitura e as estratégias pedagógicas docentes. Foi aplicado uma adaptação do PROLEC para avaliar o rendimento em leitura e um questionário elaborado para explorar as estratégias docentes. Os instrumentos foram aplicados em uma amostra aleatória de alunos da 2ª e 3ª série de 10 escolas municipais (n=258) e nos seus respectivos docentes (n=64). Os resultados permitiram contribuir com evidência empírica a respeito da ausência de associações estadisticamente significativas entre ambas as variáveis, o que permite supor que a leitura-escrita é um fenômeno complexo que depende de vários fatores, como ser as diferenças cognitivas individuais, o contexto de alfabetização, etc.

Palavras-chave : Compreensão em leitura; Estratégias pedagógicas; Ensino fundamental público.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )