SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Associations between achievement in reading understanding and pedagogical strategies used by teachersScientific production in psychological evaluation in the school context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

OLIVEIRA, Zélia Maria Freire de  and  ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano de. Criatividade na formação e atuação do professor do curso de letras. Psicol. esc. educ. [online]. 2007, vol.11, n.2, pp. 223-237. ISSN 1413-8557.

A pesquisa investigou como a criatividade era tratada na formação e atuação do professor do Curso de Letras. Foram entrevistados 20 professores de duas instituições de educação superior particulares e uma pública de uma cidade da região centro-oeste do Brasil e foi utilizada a análise de conteúdo para tratamento dos dados. Os resultados indicaram que os professores atribuem importância à criatividade no mundo atual; acreditam no potencial criativo de seus alunos; têm noção sobre criatividade, embora com dificuldade para defini-la; valem-se de vários procedimentos pedagógicos que a facilitam, embora não os utilizem de forma intencional; não sentem necessidade de uma disciplina específica sobre criatividade, percebendo-a mais como procedimento pedagógico; não tiveram em sua formação, de modo geral, informações sobre criatividade, nem tampouco em oportunidades de atualização; lembram-se de poucos professores criativos em sua própria formação e apontaram várias barreiras à promoção da criatividade em sala de aula.

Keywords : Criatividade; Professores; Medida.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )