SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Associações entre rendimento na compreensão de textos e estratégias pedagógicas utilizadas por docentesProdução científica em avaliação psicológica no contexto escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

OLIVEIRA, Zélia Maria Freire de  e  ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano de. Criatividade na formação e atuação do professor do curso de letras. Psicol. esc. educ. [online]. 2007, vol.11, n.2, pp. 223-237. ISSN 1413-8557.

A pesquisa investigou como a criatividade era tratada na formação e atuação do professor do Curso de Letras. Foram entrevistados 20 professores de duas instituições de educação superior particulares e uma pública de uma cidade da região centro-oeste do Brasil e foi utilizada a análise de conteúdo para tratamento dos dados. Os resultados indicaram que os professores atribuem importância à criatividade no mundo atual; acreditam no potencial criativo de seus alunos; têm noção sobre criatividade, embora com dificuldade para defini-la; valem-se de vários procedimentos pedagógicos que a facilitam, embora não os utilizem de forma intencional; não sentem necessidade de uma disciplina específica sobre criatividade, percebendo-a mais como procedimento pedagógico; não tiveram em sua formação, de modo geral, informações sobre criatividade, nem tampouco em oportunidades de atualização; lembram-se de poucos professores criativos em sua própria formação e apontaram várias barreiras à promoção da criatividade em sala de aula.

Palavras-chave : Criatividade; Professores; Medida.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )