SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Deficiência mental e produção científica na base de dados da CAPES: o lugar da aprendizagemEscala de atitudes frente à escola: validade fatorial e consistência interna índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

MACEDO, Elizeu Coutinho de et al. Processos perceptuais e cognitivos na leitura de palavras: propriedades dos movimentos oculares. Psicol. esc. educ. [online]. 2007, vol.11, n.2, pp. 275-283. ISSN 1413-8557.

A análise do padrão do movimento ocular auxilia discriminar leitores competentes daqueles com dificuldades de leitura. O padrão de leitura dos movimentos oculares é afetado por propriedades psicolingüísticas da palavra, tais como: comprimento, regularidade, freqüência e lexicalidade O objetivo do presente estudo foi analisar o padrão de movimentos oculares durante a leitura em português do Brasil e compará-lo com resultados de estudos de outras línguas. Os movimentos oculares durante a leitura de palavras e pseudopalavras foram analisados em 20 universitários com idade média de 20,5 anos (DP=2,9). Os resultados indicam que o número de fixações, tempo da primeira fixação e tempo total das fixações foram influenciados pelas variáveis, comprimento, lexicalidade e freqüência dos itens. Foi observado efeito de regularidade para todas as variáveis, exceto naquela do número de fixações. Os resultados obtidos foram semelhantes àqueles encontrados em outras línguas com predomínio de palavras regulares, mas não de palavras irregulares, como o inglês.

Palavras-chave : Leitura; Movimentos oculares; Linguagem; Avaliação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )