SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Historical-Cultural Psychology and Psychological Evaluation: the teaching learning process in focusInjustice in the daily school life: perceptions of the members of a public school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

COSTA, Carolina Severino Lopes da; CIA, Fabiana  and  BARHAM, Elizabeth Joan. Envolvimento materno e desempenho acadêmico: comparando crianças residindo com a mãe e com ambos os pais. Psicol. esc. educ. [online]. 2007, vol.11, n.2, pp. 339-351. ISSN 1413-8557.

Este estudo objetivou comparar o envolvimento materno de crianças que vivem com a mãe e com ambos os pais e o desempenho acadêmico de crianças que vivem nesses dois contextos e relacionar a freqüência de envolvimento materno com o desempenho acadêmico das crianças. Participaram 30 crianças com idades entre 9 e 11 anos, alunos de 3a e 4a séries, metade vivendo em famílias monoparentais e metade com ambos os pais. Para avaliar o desempenho escolar das crianças, utilizou-se o Teste de Desempenho Escolar (TDE). Para caracterizar o envolvimento materno, usou-se o Questionário da Qualidade da Interação Familiar na Visão dos Filhos. Os resultados mostraram que houve algumas diferenças significativas no envolvimento materno nos dois grupos. Além disso, o envolvimento materno no grupo monoparental apresentou uma relação muito maior com o desempenho escolar de seus filhos do que no grupo biparental.

Keywords : Famílias monoparentais; Família; Desempenho acadêmico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )