SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Envolvimento materno e desempenho acadêmico: comparando crianças residindo com a mãe e com ambos os paisEducação infantil, cooperação e competição: análise microgenética sob uma perspectiva sociocultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

BELUCI, Thaise  e  SHIMIZU, Alessandra de Morais. Injustiças no cotidiano escolar: percepções de membros de uma escola pública. Psicol. esc. educ. [online]. 2007, vol.11, n.2, pp. 353-364. ISSN 1413-8557.

Embasada nas teorias piagetiana e kohlberguiana sobre o desenvolvimento de julgamento moral, esta pesquisa teve como objetivo identificar as principais ocorrências de injustiça no cotidiano de uma escola pública de ensino fundamental e médio do oeste paulista e comparar as percepções dos diferentes membros da escola em pauta. A coleta de dados consistiu na aplicação de um questionário em 156 alunos, 39 pais de alunos, 15 professores e 11 funcionários, perfazendo um total de 221 participantes. Os dados foram analisados e comparados conforme o papel exercido por categoria do participante na escola investigada. Os resultados demonstraram que a escola é concebida como um ambiente injusto por seus membros, no entanto, os agentes que possibilitam ações consideradas injustas (professores, direção/coordenação, alunos, pais, polícia e sociedade) são percebidos de maneira diferente de acordo com o papel desempenhado pelo membro da comunidade escolar.

Palavras-chave : Desenvolvimento moral; Aprendizagem; Ambiente escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )