SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Injustiças no cotidiano escolar: percepções de membros de uma escola públicaDiferencia: condición básica para la constitución del sujeto índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Escolar e Educacional

versión impresa ISSN 1413-8557

Resumen

PALMIERI, Marilícia Witzler Antunes  y  BRANCO, Angela Uchoa. Educação infantil, cooperação e competição: análise microgenética sob uma perspectiva sociocultural. Psicol. esc. educ. [online]. 2007, vol.11, n.2, pp. 365-378. ISSN 1413-8557.

O estudo analisa as práticas de socialização promovidas no contexto da educação infantil a partir de uma perspectiva sociocultural construtivista do desenvolvimento humano. Seu objetivo foi investigar a promoção e/ou inibição de diferentes modalidades de interdependência humana (cooperação, competição e individualismo) articuladas às interações específicas e às orientações para crenças e valores sociais a elas associadas. Para tanto, realizou-se a análise dos padrões de interação social apresentados por duas professoras e seus alunos de 4 a 6 anos. Os resultados mostram a promoção de padrões de interação individualista e competitivo sendo observado reduzido incentivo à experiência coletiva da cooperação, seja na estrutura e dinâmica das atividades diárias, seja durante a sessão estruturada pela professora e analisada em nível microgenético.

Palabras clave : Cooperação; Competição; Individualismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )