SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Cooperation and competition in Early Education: a microgenetic analysis from a sociocultural approachEducational software can be psychological tools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

CUPOLILLO, Mercedes Villa  and  FREITAS, Ana Beatriz Machado de. Diferença: condição básica para a constituição do sujeito. Psicol. esc. educ. [online]. 2007, vol.11, n.2, pp. 379-389. ISSN 1413-8557.

Este trabalho é um estudo de caso construído em co-autoria na tentativa de compreender os processos subjetivos para o aprendizado e buscar alternativas para a inclusão de crianças no processo educacional. As autoras acompanharam, em uma escola pública, alunos em processo de alfabetização que apresentavam, segundo o estabelecimento, problemas de aprendizagem. Os encontros foram semanais, por um período de sete meses, havendo apenas interrupções durante férias e festividades. A teoria da subjetividade baseada na Epistemologia Qualitativa foi adotada como eixo teórico-metodológico. Embora tenham ocorrido novas produções de sentido pelas crianças sobre o aprendizado, percebeu-se que o espaço social da escola, caracterizado pelo corpo de educadores, conservava a visão preconceituosa em relação à criança. A ênfase continuava a ser dada à dificuldade e à incapacidade, o que não favorecia a mudança nos processos de aprendizagem. Ao longo do texto, as autoras intercalam suas idéias e ações, em um trabalho conjunto.

Keywords : Fracasso escolar; Subjetividade; Alfabetização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )