SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Diferença: condição básica para a constituição do sujeito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

GOMES, Cristiano Mauro Assis. Softwares educacionais podem ser instrumentos psicológicos. Psicol. esc. educ. [online]. 2007, vol.11, n.2, pp. 391-401. ISSN 1413-8557.

O texto defende o pressuposto de que os softwares educacionais podem ser modelados de modo a se tornarem instrumentos potenciais de alteração do fluxo de desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Em conjunto a esse pressuposto há o argumento de que os softwares educacionais, com o objetivo de alterar o desenvolvimento dos estudantes devem ser instrumentos psicológicos. Três "grandes ondas" descrevem e demarcam diferentes relações entre a educação e os softwares educativos. Para análise dessas relações, artigos de revistas internacionais em ensino de ciências foram coletados, na medida em que tradicionalmente o ensino de ciências tem apresentado importantes inovações nessa área. O texto conclui seus argumentos salientando a função dos softwares educacionais na construção do pensamento dos alunos. Concomitantemente destaca o papel dos softwares no desenvolvimento cognitivo e profissional dos professores.

Palavras-chave : Desenvolvimento cognitivo; Aprendizagem; Medida.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )