SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Trabalho de casa, auto-eficácia e rendimento em matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

BILIMORIA, Helena  e  ALMEIDA, Leandro S.. Aprendizagem auto-regulada: fundamentos e organização do Programa SABER. Psicol. esc. educ. [online]. 2008, vol.12, n.1, pp. 13-22. ISSN 1413-8557.

Este artigo apresenta um programa de promoção da auto-regulação da aprendizagem escolar para adolescentes. À luz das teorias da auto-regulação, em particular do modelo do adaptable learning, as 12 sessões do programa desenvolvem competências de análise e de definição de objectivos, de planeamento e de avaliação das tarefas de aprendizagem e de resolução de problemas. Neste quadro, as actividades do programa cobrem componentes motivacionais, cognitivas e metacognitivas da aprendizagem. Por sua vez, à luz das teorias construtivistas da aprendizagem aposta-se numa dinâmica de treino assente, em primeiro lugar, na realização individual das tarefas, seguida da discussão em grupo das estratégias usadas e resultados atingidos. A par da estrutura organizativa das 12 sessões do programa, descreve-se a estrutura interna de cada sessão, destacando-se a dinâmica das mesmas e os procedimentos seguidos de forma a maximizar o envolvimento e a auto-regulação dos alunos.

Palavras-chave : Estratégias de aprendizagem; Auto-regulação da aprendizagem; Metacognição.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )