SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Homework, self-efficacy and Math achievementTeachers' self-efficacy beliefs and adolescents' motivation to learn physics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

WITTER, Geraldina Porto  and  RAMOS, Oswaldo Alcanfor. Influência das cores na motivação para leitura das obras de literatura infantil. Psicol. esc. educ. [online]. 2008, vol.12, n.1, pp. 37-50. ISSN 1413-8557.

Objetivou-se estudar a influência das cores na preferência por texto de literatura infantil e na motivação para leitura. Atuaram como participantes 30 pré-escolares com idade de 4 a 6 anos, metade de cada gênero. Os dados foram colhidos via questionário, situação de escolha e leitura de história. Os resultados mostraram que meninos e meninas discordam quanto à preferência por cores, escolha de livro por cor e do que mais gostam no livro. Não há diferença de gênero quanto a gostar de livros de história, de ouvir a leitura de história, nem quanto à posse deste objeto sendo esta muito limitada nos dois grupos, também não diferem sobre o que lembram da história lida para eles. Os professores precisam recorrer a estratégias específicas para meninos e meninas para respeitar as diferenças. É recomendável desenvolver programas que facilitem o acesso aos livros.

Keywords : Motivação; Leitura; Pré-escola.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )