SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Influência das cores na motivação para leitura das obras de literatura infantilA escola e as perspectivas educacionais de jovens em situação de risco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

GOYA, Alcides; BZUNECK, José Aloyseo  e  GUIMARAES, Sueli Édi Rufini. Crenças de eficácia de professores e motivação de adolescentes para aprender física. Psicol. esc. educ. [online]. 2008, vol.12, n.1, pp. 51-67. ISSN 1413-8557.

Este trabalho teve por objetivo medir as crenças de eficácia de professores de física do ensino médio bem como a motivação dos seus alunos para aprender física. Para os 20 professores que formaram a amostra foi utilizado um questionário com 20 itens, em escala Likert, que avaliaram dois aspectos distintos das crenças: senso de eficácia pessoal e senso de eficácia do ensino. A 200 alunos das três séries do ensino médio foram aplicados questionários também com 20 itens, em escala Likert, que avaliaram sua motivação para aprender física e estratégias pessoais de estudo dessa disciplina. As escolas eram de três regiões geográficas distintas. Entre os professores, os escores médios nas crenças de eficácia pessoal foram significativamente mais altos do que os das crenças de eficácia do ensino. Além disso, as crenças de eficácia pessoal de professores relacionam-se positivamente com motivação dos alunos. Entre os alunos, variaram significativamente seus escores médios em função da turma a que pertencem, dentro de uma mesma série. Também foi significativa a relação positiva entre a motivação dos alunos e o uso de estratégias pessoais de estudo. Não houve diferenças significativas nesses escores nem em função das séries nem em função da localização geográfica da escola. Dos resultados foram extraídas indicações de estratégias motivacionais no ensino de física bem como sugestões de novas pesquisas que ampliem os conhecimentos na área.

Palavras-chave : Crenças de eficácia de professores; Motivação; Física.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )