SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Crenças de eficácia de professores e motivação de adolescentes para aprender físicaPráticas escolares e desempenho acadêmico de alunos com TDAH índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

AMPARO, Deise Matos do; GALVAO, Afonso CelsoTanus; CARDENAS, Carmen  e  KOLLER, Sílvia Helena. A escola e as perspectivas educacionais de jovens em situação de risco. Psicol. esc. educ. [online]. 2008, vol.12, n.1, pp. 69-88. ISSN 1413-8557.

Este estudo visou identificar a percepção de jovens em situação de risco psicossocial sobre a realização e aspirações escolares e a rede de apoio social relacionadas ao contexto de ensino-aprendizagem. Investigou proteção e vulnerabilidade no contexto escolar, com base na Abordagem Ecológica do Desenvolvimento e a Psicologia Positiva. 852 jovens, de ambos os sexos, do ensino médio público de regiões administrativas do Distrito Federal responderam a um questionário sobre relações com professores e amigos, qualidade e importância da escola, reprovação e fracasso escolar e rede de apoio social e afetiva. Os resultados revelaram que a escola se constitui numa importante rede de proteção, com a qual os jovens apresentam, em geral, atitudes positivas de confiança e interesse. A continuidade da formação é valorizada e a escola está incluída em projetos futuros destes jovens. Os amigos, professores e pais representam importantes fatores de proteção no contexto escolar.

Palavras-chave : Aprendizagem; Escola; Atitudes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )